REGULAMENTO 

1 – III  Festival Curta (C)errado

 

Festival de curtas-metragens, Curta (C)errado nas categorias ficção, documentário, animação e experimental – ocorrerá no mês de outubro de 2021, totalmente online. O Festival Curta (C)errado chega à sua 3ª. edição com a temática O medo nosso de cada dia. O objetivo do Festival é fomentar e dar visibilidade às produções audiovisuais sensíveis aos arrebatamentos que perturbam e amedrontam a alma e o corpo na contemporaneidade. Nesse sentido, interessa-nos diferentes olhares, abordagens e enunciações sobre o medo, entendido tanto em sua dimensão de afeto quanto como modo de percepção do mundo atual, englobando problemáticas de natureza ética, política, social, científica e cultural.

 

2 – CATEGORIAS

 

  • Ficção

  • Documentário

  • Animação

  • Experimental

 

3 – SOBRE A INSCRIÇÃO DE FILMES

 

3.1 – Período de inscrição: 01/07/2021 à 30/07/2021

Em agosto de 2021 ocorrerá a curadoria, em setembro de 2021 a divulgação, e no mês de outubro de 2021 as exibições do festival.

3.2 – Poderão ser inscritos filmes brasileiros e estrangeiros finalizados a partir de novembro de 2019. Produzidos em qualquer temporalidade.

 

3.1 – São aceitas inscrições de que atendam às exigências descritas na preposição do regulamento.

 

3.2 – CURTAS – Filmes brasileiros e estrangeiros com legenda em português/br com duração de até 25 minutos fora créditos.

 

3.3 – Poderão ser inscritas obras audiovisuais dos gêneros:

  • Documentários;

  • Ficção;

  • Animação;

  • Experimental. 

 

3.4 – Não serão aceitas inscrições de filmes que não se enquadrem nas categorias, assim como também não serão aceitos vídeos publicitários e/ou institucionais.

3.5 – A inscrição é gratuita e acontece através do endereço disponível em

https://forms.gle/VSUBRUGnNfUPTfreA

 

3.6 – O preenchimento da ficha de inscrição deverá ser feito pela internet, através do site   https://forms.gle/VSUBRUGnNfUPTfreA   e será composta de:

 

3.6.1 – Primeira Parte

– Identificação do proponente

3.6.2 – Segunda Parte

– Dados do filme para seleção (ficha técnica);

– Link do filme para seleção. No momento da inscrição você deverá disponibilizar um link para visualização do filme e a senha de acesso, quando for o caso.

3.6.3 – A inscrição só será validada após o recebimento do material, a saber:

 

Ficha preenchida online com o link válido para acesso ao filme e senha, quando houver.

É considerado válido o link que permita a visualização do filme, preferencialmente via Youtube ou Vimeo. NÃO serão aceitos links de programas para download, como WeTransfer e SendSpace.

Os filmes serão exibidos pelo nosso canal no youtube curtacerrado portanto deverão ser disponibilizados pelo mesmo canal.

 

Atenção quanto ao material enviado para seleção: link e/ou senha de acesso incorretos, que não permitirem a visualização do filme, poderão invalidar a sua inscrição.

 

3.6.4 – Para os filmes selecionados: os dados constantes na ficha de inscrição serão considerados oficiais para divulgação e publicação no material gráfico e site oficial do evento. Atenção ao preencher a ficha.

4 –SELEÇÃO

 

4.1 – A seleção dos filmes será feita pela coordenação do evento.

4.1.2 – A divulgação do resultado dos filmes selecionados será a partir do dia 01/09/2021 na página do festival e também em suas redes sociais.

4.1.3 – A divulgação das imagens de apresentação dos filmes será feita a partir de 01/09/2021.

 

5 – CÓPIA PARA EXIBIÇÃO EDIÇÃO PRESENCIAL

 

Para os filmes selecionados, a orientação técnica sobre os formatos de exibição na mostra deverá conter as seguintes especificações: o formato deverá ser em mp4, não ultrapassar 25 min. fora os créditos. Qualidade 720p ou 1080p ou superior. Deverão além de disponibilizar um link para a visualização nas plataformas para a seleção, no caso do festival presencial trazer no ato da exibição uma cópia dos curtas no formato, em pen drive, ou dvd. É obrigatório, no caso do festival presencial,  que o participante esteja portando uma cópia de seu trabalho no dia de exibição de seu curta, caso contrário o participante está sujeito a eliminação do festival.

Fica a cargo do participante selecionado o envio de uma cópia de imagem para divulgação de seu curta, esta imagem deverá estar disposta na descrição abaixo e deverá ser enviada a partir da divulgação da seleção do edital com prazo máximo de aceite até 20/08/2021. O envio deve ser feito em nosso e-mail, curtacerrado@gmail.com, com as informações do curta seguindo as descrições abaixo. 

Inserção de uma foto ilustrativa do filme:

  • O nome do arquivo não deve conter caracteres especiais como acentos, “ç”, etc.

  • O tamanho do arquivo deve ser entre 500Kb e 3MB

  • Formatos aceitos: JPG, JPEG

 

5.1 – CÓPIA PARA EXIBIÇÃO EDIÇÃO ON-LINE

Para os filmes selecionados, a orientação técnica sobre os formatos de exibição na mostra deverá conter as seguintes especificações: o formato deverá ser em mp4, não ultrapassar 25 min. fora os créditos. Qualidade 720p ou 1080p ou superior. Deverão além de disponibilizar um link para a visualização nas plataformas para a seleção, no caso do festival online, disponibilizar o filme para exibição no canal do Festival Curta (C)errado no youtube. Todo conteúdo do filme disponibilizado para exibição no canal do Festival, bem como trilha sonora, trechos, atores, marcas exibidas ficam sob total responsabilidade do responsável pelo filme, eximindo o Festival de possíveis responsabilidades legais pelo mesmo. 

6 – DISPOSIÇÕES GERAIS

 

6.1 – A participação na inscrição de filme pressupõe a aceitação das seguintes bases:

 – O trabalho inscrito e selecionado está automaticamente autorizado a ser exibido como parte integrante da programação do evento para o qual foi selecionado, e fará parte do acervo do Festival constando portanto em nosso canal do youtube.

 – Os participantes cedem, automaticamente, à organização dos eventos os direitos de transmissão de extratos dos filmes e vídeos selecionados para divulgação da programação do evento.

6.2 – O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que o produtor da obra é o detentor de todos os direitos cabíveis garantindo sua exibição na Mostra para a qual o filme foi selecionado.

6.3 – Todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim, o responsável pela inscrição, em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

6.4 – As datas e horários das exibições das diversas sessões dos filmes participantes são decididos a partir de critérios definidos único e exclusivamente pela direção do evento.

6.5 – Os links dos filmes enviados para seleção serão arquivados e passarão a fazer parte do acervo do Festival Curta (C) errado e não serão utilizados para fins comerciais.

6.6 – A direção do evento poderá retirar da programação a qualquer momento o filme que não cumprir as normas deste regulamento ou que falsear as mesmas.

6.7 – Os casos omissos serão solucionados pela direção dos eventos.

6.8 – Os procedimentos de inscrição para seleção dos filmes e a participação do filme selecionado no evento vinculam o participante à plena aceitação deste regulamento.

6.9 _ Este regulamento serve como edital, manual e norma de conduta, e os organizadores do Festival Curta (C)errado se reservam ao direito de alterá-lo e ou modifica-lo conforme disponibilidade dos mesmos para melhor adequá-lo ou mesmo se resguardar. Todos aqueles que inscreverem seus filmes automaticamente se predispõem a cumprir o regulamento proposto e a concordar com ele, bem como eximem os responsáveis pelo Festival Curta (C)errado de qualquer responsabilidade sobre direitos autorais presentes em suas obras que serão exibidas.